Há uma crise, um conflito na humanidade quanto ao assunto o fim da vida!

Todos os seres humanos, dia após dia lutam, correm, planejam, constroem, trocam, compram, vendem e tudo mais, na tentativa de materializar a vontade de um final feliz!!

Tudo certo, se não fosse por um detalhe que muda toda a história: tal vontade é frequentemente confundida e denominada Esperança! Mas não passa de mera vontade mesmo!

Vontade é a motivação que surge à partir de fatos externos! Vem pelos olhos, pelas aparências, pelas sensações; pelas necessidades; pelas facilidades e oportunidades, pela rapidez de resultados!

Esperança é o oposto! É a motivação que surge à partir de fatos internos! Move de dentro para fora, impulsiona pelo que se crê, pelo que se aprende, pelo que se consegue adquirir de valor permanente! Exige uma transformação interna, exige aprendizado, observação e processo de desenvolvimento!
Na vontade há apenas desejo; na esperança há entrega!

Na vontade há apenas a ideia de sucesso; na esperança há melhoria contínua!
Na vontade os desafios são obstáculos externos; na esperança são os desafios que aprimoram o coração de quem está na jornada!

Na vontade o conhecimento serve para o resultado; na esperança se adquire sabedoria para a vida toda!
Na vontade não há tempo a perder com o aparente fracasso, na esperança se leva a vida toda para um único objetivo!
Na vontade as dificuldades imprimem desistência; na esperança ensinam a perseverança!
Na vontade o tempo demanda pressa; na esperança o mesmo tempo ensina a agilidade!
Na vontade as aflições e angústias geram desespero; na esperança estas mesmas levam à meditação!
Na vontade a tendência é o isolamento; na esperança o apoio mútuo!
Na vontade apenas aproveitamos o resultado; na esperança desfrutamos o alcançado!
Na vontade se perde valores para conquistar; na esperança adquire valores conquistando!
Na vontade há mudança; na esperança há transformação!
Na vontade faz-se um caminho sem saber como será o fim; na esperança não há como saber o caminho, mas o seu fim, sempre!

Efim… A mais importante de todas:
Na vontade há possibilidades, mas na esperança há a plena convicção de finalidade!!!

Desnecessário dizer que nossa maior tendência é seguir apenas a Vontade! Não que ela seja desnecessária, pelo contrário, é fundamental! Mas precisa vir como um reflexo da Esperança, e não o contrário! Por isso constatamos e sofremos cada vez mais um sentimento de perca de controle em meio às oportunidades e realidades.

Cresce a cada dia o número de pessoas destruídas em suas emoções, na saúde, nas relações e na perspectiva de vida! Estão ganhando o mundo, mas não conseguem ter Esperança! Estão conquistando todos os desafios sem alcançar o mínimo de construção sólida!!

Corremos para satisfazer o coração com as promessas da Vontade sendo que apenas a Esperança é capaz que assim fazê-lo! Precisamos mais do que nunca de uma força que nos tire desta ilusão!!!

Por isso o Apóstolo Paulo diz:

“Estou CONVENCIDO de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.” Filipenses 1:6

Que Deus nos CONVENÇA que Ele é o Autor! Que tudo já foi preparado por Ele pra nós! E que o que Ele começou, será Ele mesmo quem vai concluir!
Saber isso é a Verdadeira Esperança!

Deus nos abençoe!