Filmes que transgrediram preconceitos e que de alguma forma pode transformar sua observação e inspirar sua vida.

Filmes do “gênero” cristão, nunca tiveram boa reputação entre os observadores do cinema. Os apocalípticos que fizeram sucesso numa determinada época, sobretudo no meio evangélico, são considerados enfadonhos e tendenciosos para os amantes de filmes.

Mas é claro que algumas produções cinematográficas, seja de gênero cristão e/ou de conteúdo relevante baseado em acontecimentos atuais e fatos reais, superaram e muito as expectativas dos críticos do cinema.

Quero deixar aqui uma lista de 8 filmes de boa produção, com uma mensagem relevante, onde alguns fazem parte do chamado “gênero” cristão que transgrediram preconceitos e que de alguma forma pode transformar sua observação e inspirar sua vida.

Selma – Uma Luta pela Igualdade

Cinebiografia do pastor protestante e ativista social Martin Luther King Jr. (David Oyelowo), que acompanha as históricas marchas realizadas por ele e manifestantes pacifistas em 1965, entre a cidade de Selma, no interior do Alabama, até a capital do estado, Montgomery, em busca de direitos eleitorais iguais para a comunidade afro-americana.

 

Amazing Grace (Jornada pela Liberdade)

A vida de um cristão chamado William Wilberforce é a história de como a perseverança e a fé de um homem mudaram o mundo. Líder do movimento abolicionista britânico, o filme mostra a luta épica para criar a uma lei com o objetivo de acabar com o tráfico negreiro. Durante esta jornada, Wilberforce encontra oposição intensa dos que acreditavam que a escravidão estava diretamente ligada à estabilidade do império britânico. Em seus amigos, incluindo John Newton, um ex-capitão de navio negreiro que compôs o famoso hino Amazing Grace, encontrou suporte para continuar lutando pela causa.O filme de 2006  pode ser considerado como um drama histórico emocionante,  uma história convincente sobre o ativismo social ou um testemunho de um chamamento pessoal que pode transformar uma realidade.

 

A Boa Mentira

A Boa Mentira, inspirado em fatos reais, conta a história de um jovem sobrevivente da Guerra Civil do Sudão que, ao lado de outros sudaneses refugiados, ganha numa loteria a chance de imigrar para os Estados Unidos. Eles chegam à América na cidade de Kansas, quando são apresentados a Carrie, uma assistente social que cuida de uma agência de empregos. Conhecedora de todas as privações que aquelas pessoas passaram, a moça tenta de tudo para proporcionar a eles um mundo melhor.

 

End of the Spear (Terra Selvagem)

Em 1956, cinco missionários cristãos foram mortos pouco depois de fazer contato com uma tribo localizada remotamente no Equador. Anos mais tarde, o filho de um dos homens mortos no encontro mudou-se para a selva, onde seu pai foi morto. End of the Spear (Terra Selvagem) narra a amizade única que se desenvolveu entre Nate Saint, o filho do piloto missionário morto nos anos 50, e um dos homens responsáveis ​​pelo ataque, que por fim se torna um cristão. Uma grande história de amor, sinceridade e perdão.

 

Ghandi

África do Sul, 1893. Após ser expulso da 1ª classe de um trem, o jovem e idealista advogado indiano Mohandas Karamchand Gandhi (Ben Kingsley) inicia um processo de auto-avaliação da condição da Índia, que na época era uma colônia britânica, e seus súditos ao redor do planeta. Já na Índia, através de manifestações enérgicas, mas não-violentas, atraiu para si a atenção do mundo ao se colocar como líder espiritual de hindus e muçulmanos.

 

Além da Liberdade

Filha de um herói da independência da Birmânia, Aung San Suu Kyi (Michelle Yeoh) foi morar no exterior ainda jovem. Na Inglaterra se casou com Michael Aris (David Thewlis) e teve dois filhos, Kim (Jonathan Raggett) e Alex (Jonathan Woodhouse), mantendo contato com o país através de livros publicados e o acompanhamento das notícias locais. Ao saber que sua mãe está internada em um hospital, Aung decide voltar à Birmânia para revê-la. Logo ao chegar ela é procurada por vários líderes locais, que desejam que ela coopere com o movimento pela implementação da democracia no país. Aung aceita o convite e, pouco a pouco, torna-se um ícone do movimento. A situação não agrada a ditadura militar local, que passa a acompanhar todos os seus passos e tenta impedi-la de promover manifestações. Até que, na esperança de fazer com que o povo se esqueça de Aung, o governo ordena que ela permaneça em prisão domiciliar por 15 anos.

 

A Lista de Schindler

A inusitada história de Oskar Schindler (Liam Neeson), um sujeito oportunista, sedutor, “armador”, simpático, comerciante no mercado negro, mas, acima de tudo, um homem que se relacionava muito bem com o regime nazista, tanto que era membro do próprio Partido Nazista (o que não o impediu de ser preso algumas vezes, mas sempre o libertavam rapidamente, em razão dos seus contatos). No entanto, apesar dos seus defeitos, ele amava o ser humano e assim fez o impossível, a ponto de perder a sua fortuna mas conseguir salvar mais de mil judeus dos campos de concentração.

 

Os Últimos Passos de um Homem

Ao receber a carta de um preso condenado à morte e tomar conhecimento das provas precárias que o levaram à condenação, uma freira resolve lutar de corpo e alma para salvá-lo da cadeira elétrica. Dirigido por Tim Robbins (Cradle Will Rock) e com Susan Sarandon e Sean Penn no elenco. Vencedor do Oscar de Melhor Atriz.